Terapia Integrativa de Emagrecimento
Colonoscopia é um exame que ajuda na descoberta do câncer de intestino. Veja quando ela deve ser feita e quais os exames complementares
A colonoscopia é responsável por detectar o aparecimento de câncer no intestino. Também conhecido como uma endoscopia feita pelo ânus, esse exame flagra inflamações na parede intestinal, além de verrugas – os pólipos -, que podem ser pré-cancerosas, e tumores propriamente ditos. Muito melhor do que a cirurgia que abre o abdômen até atingir o intestino grosso – usada até a década de 1970, quando a colonoscopia chegou ao Brasil.
O exame é obrigatório para quem tem mais de 45 anos, e a partir dos 30 anos para pessoas com casos de câncer na família.
Sangue nas fezes e dor contínua no lado esquerdo também merecem essa investigação.
O exame de sangue oculto nas fezes avalia sangramentos não visíveis, e serve como forma de rastreamento, porem apresenta uma baixa sensibilidade (não da positivo em todos os casos que tem algum problema). Por isso deve ser usado apenas em pacientes que não consigam fazer diretamente a colonoscopia ou que seja melhor evitar exames mais invasivos.
Já a frequência, depende do que se encontra no exame. Caso não se encontre nada, a orientação dos conselhos é que seja repetida a cada cinco a dez anos, dependendo do risco do paciente desenvolver câncer.
A evolução do pólipo para o câncer pode demorar de três anos até uma década. Isso depende do tipo histológico da lesão. Quando a metamorfose ocorre, a evolução e' rápida. Sintomas como dores, diarreias alternadas com constipações e sangramentos costumam aparecer na fase avançada da doença. Então, o tratamento é drástico.
1. Com o paciente sedado e deitado, o médico introduz um tubo de pequeno diâmetro pelo ânus. Enquanto percorre as cinco primeiras partes do cólon, uma minicâmera na ponteira transmite as imagens, aumentadas até 150 vezes, para a tela de um computador.
2. Se flagrar alterações na mucosa, como uma inflamação, o médico, com uma pinça, retira um fragmento da lesão para biópsia.
3. Mas, ao esbarrar em lesões malignas, no próprio exame, com ferramentas próprias, pode-se retirá-las de maneira segura. Tudo isso costuma durar cerca de 40 minutos.
O valor do exame depende da indicação e necessidade de terapêutica.
Aceitamos convênios e parcelamos os exames particulares em ate 6 vezes.