Terapia Integrativa de Emagrecimento
Dra. Thais Maltempi atende na Terapia de Reposição Hormonal com Implante Hormonal, que é um tipo de tratamento que permite aliviar os sintomas típicos em homens como falta de libido, perde massa muscular, acumulo de gordura;
Esta terapia deve ser indicada por um médico, no caso da reposição de testosterona quando há hipogonadismo (deficiência de testosterona no homem) ou nas mulheres com sintomas de deficiência de testosterona, principalmente após a menopausa:
Efeito androgênico, com melhora do tônus corporal, aumentando a massa magra,
Melhora a disposição e incrementando a libido em Homens e Mulheres;
Auxilia a manter funções cerebrais, melhorando a memória e o foco;
Melhora a osteogênese, auxiliando na prevenção de osteopenia e osteoporose.
Os implantes hormonais são pequenos tubos de silicone, inseridos na parte interna do braço, ou acima das nádegas, cujo procedimento médico envolve domínio da técnica e uma dinâmica específica entre equipe médica e paciente no consultório/clínica. Estes tubos possuem a dosagem necessária a paciente, que será liberada no organismo gradativamente, durante seu tempo de uso, pré-estabelecido. Para interrupção do tratamento, basta a retirada do implante, realizada pela equipe médica, sem prejuízos a sua usuária.
No mercado hoje, encontram-se 5 tipos de hormônios disponíveis no formato de implante:
Testosterona: Utilizado na reposição hormonal masculina e, na mulher, com indicações específicas;
Estrogênio: Muito usado na deficiência hormonal na menopausa;
Gestrinona: trata muitas doenças ginecológicas, através de um bloqueio hormonal, além de ser utilizado como método anticoncepcional;
Nestorone: trata a endometriose e funciona como um anticoncepcional;
Nomegestrol: funciona como método contraceptivo;
Os implantes hormonais são uma opção de tratamento ginecológico para endometriose, adenomiose, miomas, TPM, reposição hormonal da menopausa, ou mesmo como método contraceptivo.
Trazem como benefícios a melhora da libido, a interrupção das menstruações (eliminando cólicas e TPMs), além de favorecer o ganho de massa magra e redução da gordura copórea e celulite (efeitos benéficos secundários, considerados colateral ao tratamento).
Como todo método hormonal, o implante de gestrinona pode trazer como efeitos colaterais, a possível piora da oleosidade da pele, acne, queda de cabelo e sangramento irregular, dentre outros que são controlados pelo médico no decorrer do tratamento.
Nos tempos modernos, os implantes vêm como um tratamento seguro, eficaz e relativamente duradouro para acessar tratamentos hormonais diversos, como o tratamento da endometriose e miomas, por exemplo, assim como a supressão da menstruação, algo positivo e desejável além mesmo de um estilo de vida para as mulheres da atualidade.
Seu benefício em relação a medicação tomada via oral é: sua ação prolongada (de 6 meses a um ano, dependendo do tipo do hormônio) e o pouco controle da usuária (como o esquecimento em tomar a medicação, nos métodos convencionais orais; que sempre causam prejuízo ao tratamento).
Gestrinona: endometriose, miomatose/adenomiose, TPM, cólicas menstruais de grande intensidade, hipertrofia uterina, baixa da libido, perda de massa muscular e da massa óssea, revertendo, quando associada ao estrogênio, a osteopenia ao fim de alguns meses. Possui ação anovulatória.
Nestorone: endometriose, terapia de reposição hormonal e anovulação (suspensão ou cessação da ovulação). Outras patologias hormônio-dependentes podem ser incluídas.
Estrogênio: deficiência de estrogênios, vaginite atrófica, hipogonadismo feminino, insuficiência ovariana primária, menopausa, hemorragia uterina induzida por desequilíbrio hormonal, osteoporose pós-menopáusica.
Testosterona: menopausa ou casos de hipogonadismo feminino ou deficiência hormonal masculina.
Nomegestrol: alterações na duração do ciclo menstrual: oligomenorreia, polimenorreia, espaniomenorreia e amenorreia. Hemorragias genitais funcionais: metrorragias, menorragias, incluindo as relacionadas a fibromas. Manifestações funcionais que antecedem ou acompanham a menstruação: dismenorreia essencial, síndrome pré-menstrual e mastodínia clínica.
O implante de gestrinona (que foi popularizado inadequadamente como "chip da beleza", por ter um certo efeito estético e ser tradicionalmente muito usado entre modelos, atrizes e outras famosas), pode ser uma opção de tratamento ginecológico para condições como a endometriose, adenomiose, miomas, TPM, terapia hormonal da menopausa, ou mesmo como anticoncepcional.
Possui algumas vantagens esperadas como a melhora da disposição e da libido (pelo aumento natural da testosterona feminina), além de um efeito androgênico de aumentar o ganho de massa magra e reduzir a gordura corpórea e a celulite.
Utilizamos os implantes hormonais da ELMECO implantes, que seguem todos os protocolos da OMS e critérios da Anvisa.
Os implantes hormonais são personalizados para cada tipo de paciente?
Sim, a paciente irá passar por uma avaliação médica, para definir qual o tipo de implante mais adequado à ela naquele momento, pois cada pessoa tem sua dose individualizada que irá variar de acordo com o perfil de cada uma.
Os Implantes Hormonais são personalizados para cada tipo de organismo, pois cada pessoa tem sua dose individualizada.
Além disso, as doses hormonais são menores do que os hormônios usados via oral, pois não passam pelo fígado e nem pelo estômago.
Qualquer pessoa pode usar o implante?
Sim! Desde que ela se encaixe em algum dos perfis abaixo:
- Para quem já está cansada de ter TPM e cólicas, Enxaquecas, Retenção de Líquido, Irritabilidade, Depressão e Oscilação de Humor.
- Para mulheres que não aguentam mais tomar pílula todos os dias e querem se livrar delas com segurança e tendo melhor qualidade de vida.
- Para quem está com baixo desejo sexual e baixa libido, sem atração pelo parceiro e quer voltar a ter boas relações sexuais.
- Para mulheres que sofrem com ressecamento vaginal e não desejam mais viver assim.
- Para quem vive com os calorões da menopausa e está com metabolismo lento e ganhando peso.
- Para mulheres que sentem indisposição, cansaço no dia a dia e querem ter mais disposição física e mental.
- Para Homens com baixo nível de testosterona.
Os implantes hormonais oferecem algum tipo de perigo a saúde da mulher?
Não, porém, como qualquer outro medicamento, os implantes hormonais também podem apresentar alguns efeitos colaterais. Os Implantes de Gestrinona e Testosterona, podem aumentar a oleosidade da pele, causar acnes, seborréia, hirsutismo e voz rouca. Porém são sintomas que podem ser minimizados.